No Land Films
IMG_1525.jpg

SABORES DA NOSSA TERRA - PROMOÇÃO DO CONSUMO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS LOCAIS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

Sabores da Nossa Terra  é  um programa que pretende valorizar os produtos locais santomenses e perceber qual o impacto da sua transformação na sociedade local, tendo em atenção a saúde alimentar.

A realização destes programas resulta das actividades previstas no quadro do Projecto “Promoção de Iniciativas Produtivas do Sector Agro-alimentar (PIPAGA)”, financiado pela União Europeia e conta também com o financiamento da Conferência Episcopal Italiana, através da Diocese de São Tomé e Príncipe.

Executado pela ONG Alisei em São Tomé e Príncipe em parceria com a ONG ADAPPA e a ONG Quá Téla, o projecto PIPAGA visa reforçar a intervenção dos actores não estatais na valorização de três fileiras de produtos alimentares: a banana, a matabala e a fruta-pão. As atividades desenvolvidas pretendem reduzir a dependência alimentar de produtos importados contribuindo também para a segurança alimentar.

 

O Programa Televisivo

Estes programas apresentados por Ana Veloso, nascida em São Tomé no ano de 1993, pertencente a uma geração apaixonada pela gastronomia e tradições locais, e com elevado interesse na área de comunicação e divulgação da cultura local, contribuem para repensar a oferta gastronómica e pôr na mesa dos santomenses propostas com base nos produtos da terra, frescos e transformados.

Episódio 1 - voador com banana

Com a participação de: Chef Yves Peladeau da Casa das Ondas Divinas, Agricultor Humberto Faleiro (Mandinho),  e Engenheiro Agrónomo João D’Alva.

Episódio 2 - Tarte de Legumes

Com a participação de: Transformadora de Bobo-fito Germina e a Cozinheira Julieta Mata

Episódio 3 - Pasta de abacate com pala-pala

Neste episódio fomos ter com a Claudia, criadora da marca exemplar "Delícia das Ilhas" que nos fala do seu percurso e da importância de criar uma marca e com a Pepita a cozinheira chef de "Mucumbli" que nos explica como fazer alguns acompanhamentos saudáveis para as pala palas.

Episódio 4 - Puré Matabala com Caril de Búzios

Fui visitar hoje a Claúdino Faro no distrito de Cantagalo na companhia do eng. João d’Alva, onde fomos conhecer o processo do cultivo da matabala, os seus cuidados e as variedades da mesma. Na casa Ondas Divinas, em Santana, o chef Yves ensina a fazer a receita de hoje “caril de búzio e puré de matabala”.

episódio 5 - Omelete de Micóco

Neste programa fomos visitar a unidade de transformação de farinhas a partir dos produtos locais, em Bernardo Faro.

episodio 6 - sopa de matabala

Hoje, vim pela primeira vez a comunidade de Claudino Faro, encantada com a maravilhosa vista que a natureza ali concedeu. Fomos acompanhar a Fati, grande agricultora e comerciante da zona. Conhecer como é o trabalho das “palaies”, por quem temos muito respeito, já que são elas que trazem o produto do campo para as cidades. Fizemos uma sopa de matabala que se recomenda tanto para bebes como para adultos graças as suas propriedades nutritivas. Uma refeição rápida e económica.

Episódio 7 - Choco com Palitos de Fruta-pão

Neste programa vamos ao norte da nossa ilha, ao distrito de Lembá, na companhia do engenheiro João d’Alva, para sabermos mais sobre os cuidados a ter com a produção da fruta pão, a seguir o chef Yves ensina-nos como se faz uma receita simples e deliciosa, o choco grelhado com palitos de fruta-pão a acompanhar. Uma delícia.

Episódio 8 - Pirão

Hoje estamos em Água Bobo viemos ao encontro da Noselina transformadora de biscoitos com farinhas locais.
Aprenda também como se faz o tradicional ”pirão” um prato familiar, fácil de fazer, económico e muito saudável.

Episódio 9 - Pão de Abóbora

É importante criar uma marca explica a Nozelina, transformadora de biscoitos a partir de farinhas locais. O padeiro Leopoldino faz uma receita original de pão de pão de abóbora com farinha de fruta pão.

Episódio 10 - Dedicado às crianças

Este é o ultimo programa da série dos "Sabores da Nossa Terra" e é dedicado às crianças. A Dra. Nelma, Coordenadora Nacional de Nutrição em São Tomé e Príncipe, dá algumas ideias e explica como fazer uns lanches para as crianças a partir de farinhas e produtos locais.

 

O Livro

winner-sabores.jpg

Com este livro pretende-se valorizar a identidade gastronómica de São Tomé e Príncipe, uma personalidade única que assenta na utilização de uma grande variedade de produtos da terra e nos saberes e segredos que estão por detrás da preparação de qualquer receita, em que, além dos ingredientes, entra a paixão pela genuinidade e pela criação, capaz de transformar em iguarias únicas os sabores desta terra abençoada pela natureza.

 

Parceiros e Financiadores

Untitled-0.jpg